Blog / Dúvidas

Você sabe o que é sinistro?

Hoje iremos abordar um tema que pode ser uma realidade para qualquer um que contrate um seguro. Vamos falar do sinistro, aquele carinha que as vezes te dá uma dor de cabeça, mas também te faz se sentir aliviado por ter contratado o seguro.

Publicado por Vimaseg Corretora
em 17/01/2018 às 16:27

Compartilhe:

Hoje iremos abordar um tema que pode ser uma realidade para qualquer um que contrate um seguro, sendo ele de automóvel, vida, residencial, empresarial ou qualquer outro tipo.

Vamos falar do sinistro, aquele carinha que as vezes te dá uma dor de cabeça, mas também te faz se sentir aliviado por ter contratado o seguro.

Mas afinal, o que é sinistro?

Sinistro

O sinistro é uma ocorrência de tudo o que tem cobertura em sua apólice. Por exemplo, quando você bate o seu carro de forma involuntária, quando furtam o seu veículo, ou ainda quando o segurado de um seguro de vida vem a falecer.

Resumindo, o sinistro é quando acontece algo à você ou ao seu bem e a Seguradora tem que efetuar o pagamento da cobertura, que foi previamente contratada por você.

Como evitar problemas

Para que você não tenha problemas ao abrir o seu aviso de sinistro, certifique-se de:

  • Consultar as coberturas: Certifique-se de que o seguro que você está contratando tenha as coberturas que você necessita. Coberturas a mais, farão com que você gaste um dinheiro desnecessário e coberturas de menos farão com que você fique na mão quando mais precisar.
  • Ler a proposta: A proposta é um contrato emitido pelo corretor diretamente da Seguradora que contém todos os dados do seguro que você está contratando.

    Leia todas as cláusulas da proposta atentamente, discuta com seu corretor qualquer possível dúvida, e por fim, só assine se você concordar com todos os termos.

    *Importante: Ao assinar a proposta, você está dizendo para a Seguradora que você aprova tudo o que está ali descrito, então leia atentamente.
  • Contratar com especialista: O mais importante é que você contrate o seu seguro com um corretor de seguros especialista na área, pois ele será capaz de identificar e te indicar o seguro ideal para você.

“Nós sabemos que o custo do seguro é importante, portanto certifique-se com seu corretor de estar contratando com uma seguradora confiável, assim, você terá certeza de que ao abrir o seu aviso de sinistro, você vai receber sua indenização.”

O que fazer em caso de sinistro?

Agora você pode estar pensando, como abrir um sinistro ou o que eu faço em caso de sinistro?

Caso alguma ocorrência previamente contratada lhe aconteça, você precisará abrir um aviso de sinistro, e para agilizar o processo, tenha em mãos o boletim de ocorrência e a apólice do seguro.

Para abrir o sinistro é simples, basta você ligar na central de atendimento da sua seguradora (você deve encontrar o número em sua apólice), e detalhar para a atendente o que aconteceu.

Na maioria dos casos a pessoa responsável por seu sinistro vai te pedir uma série de documentos. Após passar todos os documentos solicitados, é só esperar a analise seguradora.

O prazo para a analise vai variar da seguradora e do tipo de seguro.

Conclusão

Agora você já sabe o que significa sinistro. Esperamos que você nunca precise presenciar um, mas caso ocorra, esperamos esta aqui para te ajudar.

Se você gostou do artigo, deixe seu comentário, ele nos ajuda a saber se estamos na direção certa.

Curta nossa página do Facebook, assim você fica por dentro de todas as novidades.

Compartilhe:

artigos do Blog:

Deixe seu comentário: