Blog / Dúvidas

Por que preciso passar meus dados para receber uma cotação?

Você provavelmente já solicitou uma cotação de seguro e foi surpreendido pelo seu corretor por uma serie de perguntas sem fim, e ficou se perguntando, por que ele precisa de todos esses dados? Hoje vamos desvendar este assunto!

Publicado por Vimaseg Corretora
em 24/01/2018 às 11:22

Compartilhe:

Caro leitor que nos acompanha, você provavelmente já solicitou uma cotação de seguro e foi surpreendido pelo seu corretor por uma serie de perguntas sem fim, e ficou se perguntando, por que ele precisa de todos esses dados?

Se esse não é o seu caso e você nunca passou por isso, não se preocupe, em breve você vai entender do estamos falando.

Ter que passar dados como nome, cpf, endereço, nome da mãe, e por aí vai, é uma realidade quando você precisa de uma cotação de seguro, e a verdade é que muitas pessoas não entendem o real motivo por trás disso.

Mas não se preocupe queridos leitores, essa dúvida é uma das mais comuns entre os clientes da Vimaseg Corretora e hoje iremos te explicar o porquê disso.

O Corretor de Seguros

Primeiramente vamos entender qual é o papel do corretor de seguros no momento da contratação do seguro.

O corretor de seguros é o intermediário entre você cliente e a companhia seguradora. É ele o responsável por repassar todas as suas informações para a companhia seguradora, e não só isso, ele também é responsável por tirar todas as suas dúvidas, realizar alterações na sua apólice se necessário e te auxiliar no momento de um sinistro.

Resumindo, a companhia seguradora depende do corretor para que ele cuide de você em toda a sua vigência. Já a companhia seguradora, é a responsável por te segurar e te indenizar caso ocorra um sinistro em sua apólice.

Logo, quem precisa de todos os seus dados no momento de uma cotação de seguros não é o corretor e sim a companhia seguradora.

Então nossos queridos leitores, não estranhem quando um corretor de seguros te solicitar dados como: CPF, RG, naturalidade, nome da mãe, endereços, e por aí vai. É uma pratica comum, e os dados vão variar de acordo com o tipo do seguro.

Dicas para receber uma cotação

Como vimos no bloco acima, é comum o corretor de seguros te solicitar alguns dados para que ele possa repassar esses dados à companhia e te retornar com sua cotação.

E existem algumas dicas para que você consiga cotar os seus seguros de uma forma otimizada e com menos riscos, sendo elas:

  • Confiança: Sempre que se tratar de seguros, de preferencia para tratar com corretores que te passem confiança, pois assim você não corre risco de cair na lábia de uma pessoa com más intenções.
  • Corretores Habilitados: Faça suas cotações com corretores de seguros habilitados pela SUSEP. A SUSEP é o órgão responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro.

    Você pode consultar se o corretor é habilitado entrando neste site. O número da SUSEP do corretor deverá ser solicitado a ele.
  • Corretores Especialistas: Corretores especialistas saberão como te auxiliar e te explicar tudo nos mínimos detalhes, assim você não corre o risco de fechar o seguro e não receber no momento de um sinistro.
  • Sites Https: Algumas corretoras, como a Vimaseg, colhem suas informações através do site, para que o processo seja mais rápido e fácil para o cliente. Nesses casos é importante que você cliente, preste atenção se o site possuí o certificado HTTPS.

    Para os que não conhecem, o HTTPS é um certificado que algumas empresas contratam para criptografar todos os dados do seu site. Desta forma, todas as informações que você mandar para este site são criptografadas, e mesmo se um hacker conseguisse interceptar suas informações, ele não conseguiria decifra-las, ou seja, os sites com HTTPS são muito mais seguros.

    Para verificar se um site possui o certificado HTTPS, basta você verificar na barra de busca do seu navegador, se o endereço do site possuí a extensão https e um cadeado, assim:

    [Por que preciso passar meus dados para receber uma cotação?]

Apesar destes serem assuntos para um outro artigo, com as dicas acima você será capaz de solicitar cotações melhores com mais confiança.

E claro, caso você não conheça nenhum corretor com os requisitos acima, conte conosco em sua proxima cotação de seguros :)

Esperamos ter ajudado de alguma forma, se você gostou do artigo, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos.

 

Compartilhe:

artigos do Blog:

Deixe seu comentário: